O que significa um VHS elevado?

6/02/2011

Comentários

O que significa um VHS (velocidade de hemossedimentação) elevado?

O VHS é um dos exames mais utilizados por um reumatologista. O que significa o VHS? Em que situações ele está elevado? Quais as implicações desta elevação? Confira estas e outras respostas abaixo.

O que é o VHS?

VHS vem de Velocidade de Hemo-Sedimentação. “Hemo” (αίμα), em grego, significa sangue, e sedimentação, é a precipitação de partículas sólidas suspensas em um líquido pela ação da gravidade. Ao pé da letra, VHS significa a velocidade com que os glóbulos vermelhos se separam do “soro” e se depositam no fundo, se um tubo de sangue (com anti-coagulante) é deixado parado (veja figura). Os glóbulos vermelhos (hemácias), que têm a forma de “balas soft”, vão sendo puxadas para baixo pela gravidade e tendem a se aglomerar no fundo do tubo. No entanto as hemácias são cobertas por cargas elétricas negativas e, quando elas vão se aproximando no fundo, repelem-se umas às outras, como cargas iguais de ímans. Essa força magnética de repulsão se contrapõe à gravidade, e naturalmente diminui a velocidade com que as hemácias caem. No entanto, se junto com as hemácias, nadando no plasma, haja outras estruturas de cargas positivas, estas vão anular as cargas negativas das hemácias e também a repulsão magnética entre elas, permitindo sua aglutinação. Neste caso a gravidade age sozinha e a velocidade com que elas caem (velocidade de hemossedimentação) é acelerada. O VHS é expresso como o número de milímetros que o sangue sedimentou (no tubo) no espaço de 1 hora (mm/h).

VHS

O que mede o VHS?

Muitas proteínas concentram cargas positivas em um lado e negativas em outro (assimetria de cargas). A parte positiva destas proteínas tem o mesmo efeito sobre as hemácias. Diversas proteínas produzidas pelo corpo durante infecções ou inflamações (proteínas de fase ativa, principalmente o fribrinogênio) são assim. Portanto VHS é um jeito indireto de medir a presença inflamação ou infecção no corpo.

Em que condições o VHS está elevado?

Como acima descrito, em situações onde há inflamação/ infecção existe a produção de proteínas (de fase ativa) que elevam a velocidade de hemossedimentação. Mas outras proteínas também são capazes de alterar a velocidade da queda das hemácias. Fibrinogênio (necessário para a cogulação e produzido em excesso na gravidez), imunoglobulinas (anticorpos) e paraproteínas (produzidas por cânceres do sangue) são exemplos. Além disso, a diluição do sangue (gravidez, insuficiência cardíaca, insuficiência renal) diminui a viscosidade e separa as cargas repulsivas elevando o VHS. Uma das principais proteínas do plasma sanguíneo chama-se albumina. Ela também tem carga negativa, portanto quando sua concentração cai (falência hepática, perda renal ou intestinal) “sobra” proporcionalmente mais cargas positivas para anular as hemácias, elevando o VHS. Outro mecanismo de elevação do VHS consiste na diminuição do número de hemácias (anemia) ou alteração da forma das mesmas (anemia falciforme). A obesidade, o diabetes mellitus, o sexo e a idade são fatores que também influenciam o VHS.

Tabela 1: Situações nas quais há elevação de VHS

Situações

Exemplos

Inflamação Artrites (Reumatóide, Lúpus), Vasculites, Serosites
Infecção Aguda (amigdalite, cistite, gripe), Crônica (hepatites, osteomielites)
Hemodiluição Insuficiência cardíaca, Insuficiência renal, Gravidez
Queda de albumina Insuficiência hepática, perda renal (s. nefrótica), perda intestinal
Proteínas no sangue Gravidez (fibrinogênio), Câncer (paraproteínas), Crioglobulinemia
Alteração das hemácias Número (anemia), Forma (A. falciforme, esferocitose)
Outras Obesidade (aumento IL-6), Diabete Mellitus (vários mecanismos), tabagismo, idade, sexo feminino.

Qual é o valor normal para o VHS?

O VHS varia de acordo com a idade, sexo e método de aferição. Pode haver variações entre os valores normais de laboratório para laboratório, mas de maneira geral os valores normais podem ser aproximadamente expressos pela seguinte fórmula:

Homens

.      Valor normal = idade/2

Mulheres

.     Valor normal = (idade+10)/2

Crianças:

.      Valor normal =~ 3-13 mm/h

Meu VHS está elevado, o que isso significa?

Como acima descrito, existem diversas condições que podem alterar o VHS, muitas delas corriqueiras e passageiras como um resfriado, uma amigdalite e ou uma infecção urinária. Um exame pontualmente alterado pode não querer dizer nada! Frente a um VHS elevado a melhor postura muitas vezes é aguardar e repetir o exame mais tarde (como o VHS pode demorar semanas para cair mesmo depois da melhora clínica, o ideal é repetir o exame somente 1 mês mais tarde). Como praticamente todo exame laboratorial, o VHS deve ser interpretado dentro de um contexto clínico. Seu médico é a melhor pessoa para dizer se o VHS tem ou não importância clínica.

Imprimir (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS
  1. Cezar disse:

    Muito boa explicação.

  2. adelino disse:

    vhs 11 mm/1hora 37

  3. Vilna Furtado disse:

    Realmente a matéria é clara! Por conta de tal clareza, tantos comentários! É assim que deve ser uma orientação médica! Parabéns!!

  4. JUSSARA VIANNA disse:

    Muito obrigada!
    Estou com o meu VHS elevado (21,0 e 75,0) e a sua explicação foi MARAVILHOSA…

  5. João Ricardo Miranda disse:

    O texto está muito bem conduzido, tanto pela sequência quanto pela linguagem. Foi muito fácil entender o porque do o médico solicitar esse tipo de exame. Nada melhor do que a gente ler sobre determinado assunto e tão rápido ficar bastante informado e convincente da realidade do conteúdo. Parabéns ao profissional autor deste texto explicativo.

  6. Angela maria disse:

    Obrigada, como me ajudou essa matéria…

  7. Ivodio Ana disse:

    Eu queria saber porque que a VHs esta alta nas mulheres gravidas.

    Dr. Pedro Ming
    Por duas razões: 1- porque nelas há uma retenção de líquidos, o que leva a uma diluição do sangue, e, portanto, a diminuição da viscosidade dele. Dessa forma as hemácias sedimentam mais rápido, elevando o resultado do exame. 2- porque na gravidez há a produção aumentada de uma série de proteínas, principalmente pelo fígado. Como a matéria conta, a concentração dessas proteínas anula as cargas negativas na superfície das hemácias, propiciando uma sedimentação mais rápida.

  8. José Ribeiro disse:

    adorei as informações foram de grande enriquecimento, vim com duvidas e sai com a mente cheias de esclarecimentos, parabens pela iniciativa do site

  9. Tenho 75 anos e pela fórmula, meu VHS deveria estar por volta de 75/2=37,5. O laboratório onde fiz o exame diz que o normal seria 8. Qual o número correto?

    Dr. Pedro Ming
    O laboratório publica sempre o valor normal para jovens (< 20anos). Eles não fazem a correção para a idade. Em resumo, 37,5 seria o valor máximo para você.

  10. Gostei. As minhas dúvidas ja estão esclarecidas

  11. Ozelma M S A MARTINELLI disse:

    Obrigada, ótima explicação, muitas informações pra mim mas deu pra eu entender o porque do meu exame ter ficado levemente alterado.
    Parabéns Dr. Pedro Ming

  12. Bruno M. disse:

    Agradeço pela simplicidade do texto, pela fácil compreensão, ao mesmo tempo em que não deixou de ser instrutivo para quem é da área profissional.

  13. João Sousa Neto disse:

    Excelente a explicação!!
    Importantíssima a iniciativa de, com palavras não técnicas, explicar com bastante didática, esse assunto que muito nos ajuda a compreender diagnósticos dos médicos!!

  14. Marilene Siqueira de Miranda disse:

    Excelente a explicação de vcs. Hoje não tenho mais nenhuma dúvida sobre o exame BJS. Muito obrigada

  15. maria goreti disse:

    Parabens pela explicação, excelente , fácil entendimento para todas e qualquer pessoa que precisa saber sobre o assunto.

  16. Vanda Biavati disse:

    Muito grata! super simples e didática explicação.

  17. Cândida Macaiane disse:

    Gostei..materia interessante

  18. Patrícia Régia disse:

    Muito esclarecedor,..e de forma concisa.
    Sou Grata.

  19. Gostei muito das explicações,tirou todas as minhas dúvidas,estao de parabéns!

  20. Elizabeth Centeno Fernandes disse:

    Gostei das informações! Muito útil! Descobri que o meu VHS deu alterado pois estou com problemas urinários. Obrigado!

  21. Jeilza disse:

    Muito boa a explicação.Obrigada!

  22. Noemia dos Santos disse:

    Gostei dos comentarios uma boa explicação muito grata

  23. Maria Luzia Fidélis disse:

    Muito obrigada . Ótimo esclarecimento, pode esclarecer minhas dúvidas.

  24. Julia disse:

    Parabéns. Utilizou elementos e exemplos realmente esclarecedores. Meu VHS apresentou alteração (elevado), mas nenhum medico soube dizer o motivo (endócrino, ginecologista e clinico). Em breve vou pedir para repetir.

  25. ana anjos disse:

    muito esclarecedor! obrigada

  26. manoel Pereira de goes disse:

    Muito boa essa explicação, muita explicações e muito bem detalhadas.Isso é de extrema importância, principalmente para os leigos, onde dentro D’eles eu me encaixo..

  27. Elizabeth disse:

    Excelente matéria

  28. Belita disse:

    Parabéns, pela clareza das explicações. O artigo foi útil e bem explicado.

  29. Luiza A. C. da Silva disse:

    Excelente.Bem explicativo.Parabéns.

  30. Isabel disse:

    Gostei muito da explicação! Obrigada!!

  31. Joelice disse:

    Foi muito bom conseguir tirar algumas duvidas!

  32. Eduardo Ramos disse:

    Excelente as explicações e a conduta ética em responder alguns questionamentos. Parabéns

Envie um Comentário ou Pergunta!