O que significa um VHS elevado?

6/02/2011

Comentários

O que significa um VHS (velocidade de hemossedimentação) elevado?

O VHS é um dos exames mais utilizados por um reumatologista. O que significa o VHS? Em que situações ele está elevado? Quais as implicações desta elevação? Confira estas e outras respostas abaixo.

O que é o VHS?

VHS vem de Velocidade de Hemo-Sedimentação. “Hemo” (αίμα), em grego, significa sangue, e sedimentação, é a precipitação de partículas sólidas suspensas em um líquido pela ação da gravidade. Ao pé da letra, VHS significa a velocidade com que os glóbulos vermelhos se separam do “soro” e se depositam no fundo, se um tubo de sangue (com anti-coagulante) é deixado parado (veja figura). Os glóbulos vermelhos (hemácias), que têm a forma de “balas soft”, vão sendo puxadas para baixo pela gravidade e tendem a se aglomerar no fundo do tubo. No entanto as hemácias são cobertas por cargas elétricas negativas e, quando elas vão se aproximando no fundo, repelem-se umas às outras, como cargas iguais de ímans. Essa força magnética de repulsão se contrapõe à gravidade, e naturalmente diminui a velocidade com que as hemácias caem. No entanto, se junto com as hemácias, nadando no plasma, haja outras estruturas de cargas positivas, estas vão anular as cargas negativas das hemácias e também a repulsão magnética entre elas, permitindo sua aglutinação. Neste caso a gravidade age sozinha e a velocidade com que elas caem (velocidade de hemossedimentação) é acelerada. O VHS é expresso como o número de milímetros que o sangue sedimentou (no tubo) no espaço de 1 hora (mm/h).

VHS

O que mede o VHS?

Muitas proteínas concentram cargas positivas em um lado e negativas em outro (assimetria de cargas). A parte positiva destas proteínas tem o mesmo efeito sobre as hemácias. Diversas proteínas produzidas pelo corpo durante infecções ou inflamações (proteínas de fase ativa, principalmente o fribrinogênio) são assim. Portanto VHS é um jeito indireto de medir a presença inflamação ou infecção no corpo.

Em que condições o VHS está elevado?

Como acima descrito, em situações onde há inflamação/ infecção existe a produção de proteínas (de fase ativa) que elevam a velocidade de hemossedimentação. Mas outras proteínas também são capazes de alterar a velocidade da queda das hemácias. Fibrinogênio (necessário para a cogulação e produzido em excesso na gravidez), imunoglobulinas (anticorpos) e paraproteínas (produzidas por cânceres do sangue) são exemplos. Além disso, a diluição do sangue (gravidez, insuficiência cardíaca, insuficiência renal) diminui a viscosidade e separa as cargas repulsivas elevando o VHS. Uma das principais proteínas do plasma sanguíneo chama-se albumina. Ela também tem carga negativa, portanto quando sua concentração cai (falência hepática, perda renal ou intestinal) “sobra” proporcionalmente mais cargas positivas para anular as hemácias, elevando o VHS. Outro mecanismo de elevação do VHS consiste na diminuição do número de hemácias (anemia) ou alteração da forma das mesmas (anemia falciforme). A obesidade, o diabetes mellitus, o sexo e a idade são fatores que também influenciam o VHS.

Tabela 1: Situações nas quais há elevação de VHS

Situações

Exemplos

Inflamação Artrites (Reumatóide, Lúpus), Vasculites, Serosites
Infecção Aguda (amigdalite, cistite, gripe), Crônica (hepatites, osteomielites)
Hemodiluição Insuficiência cardíaca, Insuficiência renal, Gravidez
Queda de albumina Insuficiência hepática, perda renal (s. nefrótica), perda intestinal
Proteínas no sangue Gravidez (fibrinogênio), Câncer (paraproteínas), Crioglobulinemia
Alteração das hemácias Número (anemia), Forma (A. falciforme, esferocitose)
Outras Obesidade (aumento IL-6), Diabete Mellitus (vários mecanismos), tabagismo, idade, sexo feminino.

Qual é o valor normal para o VHS?

O VHS varia de acordo com a idade, sexo e método de aferição. Pode haver variações entre os valores normais de laboratório para laboratório, mas de maneira geral os valores normais podem ser aproximadamente expressos pela seguinte fórmula:

Homens

.      Valor normal = idade/2

Mulheres

.     Valor normal = (idade+10)/2

Crianças:

.      Valor normal =~ 3-13 mm/h

Meu VHS está elevado, o que isso significa?

Como acima descrito, existem diversas condições que podem alterar o VHS, muitas delas corriqueiras e passageiras como um resfriado, uma amigdalite e ou uma infecção urinária. Um exame pontualmente alterado pode não querer dizer nada! Frente a um VHS elevado a melhor postura muitas vezes é aguardar e repetir o exame mais tarde (como o VHS pode demorar semanas para cair mesmo depois da melhora clínica, o ideal é repetir o exame somente 1 mês mais tarde). Como praticamente todo exame laboratorial, o VHS deve ser interpretado dentro de um contexto clínico. Seu médico é a melhor pessoa para dizer se o VHS tem ou não importância clínica.

Imprimir (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS
  1. Paulo Cesar Battastini disse:

    Muito bom………

  2. Vanda disse:

    Ótima explicação, extremamente didática! Parabéns a equipe!

  3. Bastante esclarecedor!

  4. lucia disse:

    Existe um tipo de reumatismo que não aparece no exame de sangue?

    Dr. Pedro Ming
    A palavra “reumatismo” não é científica, e quer dizer uma coisa para cada pessoa (para saber mais leia a matéria sobre o que é Reumatologia clicando aqui). Mas sim, existem inúmeras condições tratadas por reumatologistas que não são detectáveis por exames de sangue. Fibromialgia, síndromes miofaciais, artrose, etc, etc. Em outras tantas condições o exame de sangue está alterado, mas as alterações não são específicas (provas inflamatórias elevadas, por exemplo). Nestes casos o diagnóstico depende de um grande quebra-cabeças, que só o reumatologista pode montar.

  5. Aurenice M. Carvalho disse:

    Gostei muito dos esclarecimentos a respeito deste assunto. Serviram para me tranquilizar até a ida ao médico.
    Obrigada.

  6. Abiel Derizans disse:

    Anti-agregantes plaquetários podem aumentar o VHS?
    A regra Idade/2 conflita com o valor limite fixo de 20mm (segundo alguns laboratórios) para a 1ª hora, qual é mais apropriado?

    Dr.Pedro Ming
    Não, os antiagregantes plaquetários não elevam o VHS. Em relação ao valor normal do VHS, a fórmula está mais próxima do valor normal para cada indivíduo.

  7. carlise berte disse:

    Ola gostei muito das informações. Acessei o site para saber mais sobre este exame, já que os meus deram alterados. Muito Obrigada!

  8. tania disse:

    muito elucidativa sua explicação, consegui entender perfeitamente

  9. Dora Almeida disse:

    Excelente orientação.
    Abs.
    Dora

  10. James disse:

    Site excelente, sou estudante de medicina e está muito bom para estudar endocardite por aqui. Obrigado.

  11. Raquel Casadio disse:

    Obrigada pelas informações, foram úteis e me tranquilizaram. Vou procurar um profissional para avaliação final.
    Sucessos.

  12. Francielle disse:

    Oi sou estudante de Biomedicina, as informações estão muito claras e precisas, entrei com dúvidas e sai com mais informações esperadas. Boa iniciativa com o site. Grata.

  13. ROSENE VEIGA disse:

    Boa tarde!! gostei muito dessa esplicaçao tirou minhas duvidas meus dois filha adoeceram cada um fixou com vhs 89.000 , e o que mais judio deles foi na boca , muito mesmo ate sangrou esta desesperada e ao ler essa esplicaçao fique mais alivida obrigada pela informaçao

  14. SUZIE TERCI disse:

    As informações são ótimas para alertar sobre a necessidade de procurar um especialista. Realmente, cada caso é um caso ! Obrigada.

    Dr. Pedro Ming
    É isto aí! Não poderia ser dito de maneira mais clara! Grato pela colaboração.

  15. Angelo disse:

    Parabéns pela dedicação e pela excelente explicação. Me ajudou muito.
    Obrigado

  16. Lina Leme disse:

    Agradeço pelo artigo, informa bem, é claro e sintético.

  17. Valéria disse:

    Gostaria de agradecer pelo relevante esclarecimento a respeito do VHS. Sou leiga e não fazia ideia do que se tratava. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Parabéns!

  18. rosana c m luz disse:

    obrigado pela explicação me ajudou muito..

  19. jJoana disse:

    O q devo fazer p/ baixar o valor elevado q tipo de dieta devo fazer?

    Dr. Pedro Ming
    A dieta não tem influência sobre este exame.

  20. Hortencia de Oliveira Alves disse:

    As informações aqui recebidas foram tranquilizadoras para mim. Sou dependente do SUS e não sei quando vou conseguir um médico para me orientar. Obrigada.

  21. Renata disse:

    Meu vhs esta em 70mm na 1ª h, latex superior a 2o ui/ml, waaler Rose reagente, PCR 0. 82 mg/dl, o restante dos exames estao dentro das normalidades de referencia. Doutor o que quer dizer estes resultados? Agradeço!

    Equipe Reumatologia Avançada:
    Não submetam casos individuais. Este site não pretende substituir uma consulta convencional. NADA substitui a presença física do paciente, a história clínica e os exames corretos. A intenção do serviço é beneficiar o maior número possível de pessoas, portanto APENAS questões de interesse geral (ou de grande número de pessoas) são respondidas no site. Agradecemos a compreensão.

  22. CLAUDIA AZEVEDO disse:

    O meu resultado foi 55mm. Devo me preocupar?

    Equipe Reumatologia Avançada:
    Não submetam casos individuais. Este site não pretende substituir uma consulta convencional. NADA substitui a presença física do paciente, a história clínica e os exames corretos. A intenção do serviço é beneficiar o maior número possível de pessoas, portanto APENAS questões de interesse geral (ou de grande número de pessoas) são respondidas no site. Agradecemos a compreensão.

  23. Astrid P da Silva disse:

    meu exame deu alterado…30mm na primeira hora….VHS….tenho consulta daqui a 4 dias,porem gostaria de ter uma idéia…nao tenho dor e nem me sinto doente.

    Equipe Reumatologia Avançada:
    Não submetam casos individuais. Este site não pretende substituir uma consulta convencional. NADA substitui a presença física do paciente, a história clínica e os exames corretos. A intenção do serviço é beneficiar o maior número possível de pessoas, portanto APENAS questões de interesse geral (ou de grande número de pessoas) são respondidas no site. Agradecemos a compreensão.

  24. Milton disse:

    Quando se realiza o VHS , a parte líquida não é soro e sim plasma, pois utiliza-se sangue com anticoagulante (EDTA) portanto corrija o texto acima
    Obrigado

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    Tem toda razão, Sr. Milton. Será corrigido. Muito grato!

  25. Janielly disse:

    Meu vhs esta elevado a 30mm. O q significa?

    Equipe Reumatologia Avançada:
    Por gentileza leia o artigo acima (VHS)

  26. REGINA SANDRA disse:

    Meu filho está com o VHS elevado (36mm e 73mm) e a sua explicação foi ótima para que eu me oriente mais sobre o problema. Parabéns e Obrigada.

  27. Maria de lourdes Sousa disse:

    Sou enfermeira, estudando pra concurso e acredito que esse material é excelente. gostaria de agradecer pelas informações disponíveis. Para mim foi de grande valia. muito obrigada.

    Dr. Pedro Ming
    Obrigado pelo incentivo!

Envie um Comentário ou Pergunta!