Vacina da Gripe Sazonal (Comum) e H1N1: posso tomar?

21/03/2010

Comentários

Pacientes com doenças reumáticas frequentemente são imunossuprimidos (baixa imunidade), seja pela doença, seja por seu tratamento. São, portanto, mais vuneráveis às doenças infecciosas e suas consequências. Por outro lado, esta mesma condição imunológica torna temerária a vacinação com muitas das vacinas comuns, feitas com vírus vivos atenuados (p.e. caxumba, sarampo, rubéola, póliomielite). É este o caso da vacina contra a gripe (tanto a sazonal quanto a influenza A H1N1)? A resposta é não. A atual vacina é feita com vírus inativado (”morto”), não atenuado. Ela é incapaz de provocar a doença mesmo em pessoas imunossuprimidas. Desta forma, o paciente reumatológico não só pode como DEVE tomar a nova vacina. Algumas colocações merecem ainda ser feitas: a vacina é provavelmente um pouco menos eficaz nos imunossuprimidos; a vacina, a princípio, não deve ser usada em pessoas alérgicas a ovos (os virus utilizados na vacina são cultivados em ovos); não há contraindicações à utilização da vacina em grávidas; se a introdução de uma medicação imunossupressora pode esperar, o ideal é vacinar o paciente antes de introduzi-la. Isso aumenta a efetividade da vacina.

Existem versões da vacina com vírus vivo (a mais comum via spray nasal), mas no momento não no Brasil. Caso alguma delas venha a ser disponibilizada em nosso país, não deverá ser usada em pacientes reumáticos.

Tenho 67 anos. No ano passado tomei a vacina contra a gripe influenza H1N1 e não me lembro da data, mas acho que não tem um ano ainda. Como essa vacina que estão aplicando atualmente é contra a gripe comum e a H1N1, pergunto: posso tomá-la mesmo que não tenha feito ainda um ano da aplicação anterior?
Dr. Pedro Ming
A vacina atual é da gripe sazonal junto comm a H1N1. Se vc tomou a da H1N1 o ano passado teoricamente não precisaria tomar a mesma este ano. No entanto, não existe a sazonal sem a H1N1. Não há problemas em tomá-la de novo, mesmo em um espaço de tempo menor que um ano.

Já tomei a vacina contra a gripe influenza H1N1 no ano passado. Como essa vacina que estão aplicando atualmente é contra a gripe comum e a H1N1, pergunto: posso tomá-la mesmo que não tenha feito ainda um ano da aplicação anterior?

A vacina atual é da gripe sazonal (comum) junto comm a H1N1. Se vc tomou a da H1N1 o ano passado está imune contra a H1N1 mas não contra a comum. No entanto, não existe a sazonal sem a H1N1. Não há problemas em tomá-la de novo, mesmo em um espaço de tempo menor que um ano.

Qualquer um pode se vacinar, mas os principais públicos alvos para a vacina são:

- Profissionais de saúde

- Gestantes

- Crianças entre 6 meses e 2 anos de idade

- Portadores de doenças crônicas*;

-  Idosos com doenças crônicas;

- Pessoas com idades entre 20 e 39 anos (idade mais fértil);

* doenças crônicas que dão direito à vacina:

• Obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos); • Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar); • Asmáticos (formas graves); • Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; • Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular); • Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico); • Diabetes mellitus; • Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral); • Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise); • Doença hematológica (hemoglobinopatias); • Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki); • Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca; • Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Imprimir (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS
  1. novarro miranda alessio disse:

    Tenho um DPOC. e reumatismo, eu posso tomar a vacina da campanha do governo?

    Dr. Pedro Ming
    O artigo sobre a vacina foi atualizado. Leia aqui.

  2. Adriana mattos disse:

    Posso tomar essa vacina esse ano que não é só a H1N1. pois faço uso de remicade11Não posso tomar vacinas de vírus vivo!!!Obrigada

    Dr. Pedro Ming
    A vacina da gripe sazonal, como da H1N1, também é feita a partir de fragmentos virais e pode/deve ser tomada, principalmente por imunossuprimidos. A matéria deste site sobre o assunto foi atualizada. Veja aqui

  3. GERALDO MACIEL disse:

    Tenho 67 anos. No ano passado tomei a vacina contra a gripe influenza H1N1 e não me lembro da data, mas acho que não tem um ano ainda. Como essa vacina que estão aplicando atualmente é contra a gripe comum e a H1N1, pergunto: posso tomá-la mesmo que não tenha feito ainda um ano da aplicação anterior?

    Dr. Pedro Ming
    A vacina atual é da gripe sazonal junto comm a H1N1. Se vc tomou a da H1N1 o ano passado teoricamente não precisaria tomar a mesma este ano. No entanto, não existe a sazonal sem a H1N1. Não há problemas em tomá-la de novo, mesmo em um espaço de tempo menor que um ano.

  4. andrelina disse:

    porque algumas pessoas que tomam a vacina para gripe h1 n1 tem reaçoes e outras não? Eu e um dos meus filhos sentimos dor em todo o corpo ja meu outro filho e minha filha não sentiram nada. É verdade que quem tem reaçao tem o virus incubado?

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    A vacina exclusiva H1N1 possui apenas fragmentos do vírus e não pode causar gripe em sí, nem formas brandas dela. A vacina combinada H1N1-sazonal têm formas atenuadas de vírus de gripe comum e pode sim levar a formas leves de gripe. Dor no corpo, no entanto, é um sintoma comum à ativação do sistema imunológico e pode acontecer tanto com a exclusiva H1N1 quanto com a combinada. Algumas pessoas vão mesmo ter estes sintomas, que são passageiros e respondem bem a medicações simples como paracetamol ou dipirona. Isto depende da intensidade e do tipo de reação imune que seu corpo montou contra a vacina. Não é verdade que quem tem a reação tem o vírus incubado.

  5. NUBYA disse:

    Minha filha de 5 anos faz tratamento para artrite a mais de um ano (usa metotrexate e predinsolona 2 mg). Minhas duvidas são: ela pode tomar a vacina h1n1? Há diferenças entre a do governo ou a de clinicas particulares? A h1n1 difere a vacina da gripe que ela tomou o ano passado? Agradeço!

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    Ela deveria sim tomar a vacina! Tem uma doença crônica e é imunossuprimida. A idade por sí não dá direito a vacina, mas ela se encaixa no 2o grupo contemplado (”menores de 18 anos com terapêutica contínua com antinflamatórios [exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki]“). A do posto é idêntica à de clínicas particulares, no entanto, finda a campanha nacional, ambas só poderão ser encontrada em clínicas particulares. No ano passado não existia vacina contra a H1N1, portanto a que sua filha recebeu certamente foi a contra a gripe comum (sazonal).

  6. Angela Teles disse:

    Por favor, tenho Lúpus Eritematoso Sistêmico, mas no momento não estou tomando medicação nenhuma, estou bem mas gostaria de saber se posso tomar a vacina pois etou com muito medo obrigada.

    Dr. Pedro Ming
    Milhões de doses da vacina da gripe H1N1 já foram aplicas no mundo todo, e até agora não há qualquer evidências de que ela possa reativar o LUPUS. Ainda, a vacina é semelhante a outras já utilizadas há mais tempo, e que também se mostram seguras. Um terceiro argumento é que a vacina consiste, na verdade, em um estímulo imunológico menor que a doença em sí. Entendo o medo, mas considero que os benefícios superam bastante os riscos.

  7. Maria Cecilia Pontes disse:

    Tenho artrite reumatoide faço uso de remicade (infliximabe) devo tomar a vacina influenza?

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    Sim, deve. Apenas veja se sua idade está dentro da contemplada pelo programa de vacinação do governo. Caso não esteja, ainda pode tomar a forma paga.

  8. Iria disse:

    Dr. Meu filho tem 03 anos e está usando outros medicamentos Prelone e um outro para tirar catarro do ouvido tb Nasonex ele pode tomar a vacina mesmo assim?

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    Poder, pode, mas como ele está tomando uma medicação imunossupressora (leve) – PRELONE – para uma condição de rápida resolução, sugiro esperar acabar o tratamento atual antes de vacinar. Provavelmente aumenta a taxa de sucesso da vacina.

  9. lucia leria disse:

    Meus filho tem rinite alergica mas tem muito contato com pessoas no metro no dia a dia tem 16 anos. Seria prudente tomar a vacina. Quem nao se encaixa em nenhuma condição pre descrita por voces pode tomar a vacina pagando?

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    Sim, todos podem receber a vacina paga, desde que prescrita por um médico.

  10. Kaiana disse:

    Boa tarde.
    Tenho imunidade baixa, posso fazer a vacina contra h1n1?

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    Imunidade baixa é indicação, não contra-indicação à vacinação. Mas, se este é seu único critério de inclusão no calendário de vacinação, vai ter que explicar para o agente porque vc diz ter a “imunidade baixa”.

  11. Andréa disse:

    Cuidadores de pessoas com doenças crônicas e que não fazem parte do quadro de risco da campanha podem tomar a vacina H1N1, uma vez que os mesmos cuidam destes pacientes?

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    É importante que este grupo venha a se vacinar! Mas neste momento a campanha ainda não beneficia especialmente cuidadores de imunossuprimidos ou doentes crônicos. Você deve tentar se encaixar em outros grupos, como idades entre 20 e 29 anos (de 5 a 23 de abri), ou entre 30 a 39 anos (de 10 a 21 de maio). Se você for da área de saúde (enfermeira, auxiliar de enfermagem) já pode se vacinar ( 8 a 19 de março).

  12. Debora disse:

    Meu pai, ano passado fez cirurgia de ponte safena ele pode tomar a vacina? quais as possiveis reações o que fazer?

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    Não há qualquer contra-indicação para que ele tome a vacina. O fato dele ter feito a cirurgia no passado, no entanto, não o classifica como prioridade. Se ele se encaixar no calendário por outras causas (idade, doenças crônicas, profissão da saúde), ele pode e deve usar a vacina. Em relação às rações adversas, esta é uma vacina como qualquer outra. Não espera-se que seu pai tenha qualquer reação. Lembrar que ele não deve se vacinar se for alérgico a ovos.

  13. Adilane dos Santos disse:

    Minha mãe faz uso de medicação para pressão alta (captopril). Se ela for na ubs com a receita médica ela vai poder tomar?

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com
    A pressão alta não está listada como uma das patologias com prioridade para o recebimento da vacina. Se ela se encaixar por razão da idade ou profissão (saúde), deve tomar a vacina. A baixo a lista completa de comorbidades que dão direito à vacina:
    • Obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos); • Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar); • Asmáticos (formas graves); • Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; • Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular); • Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico); • Diabetes mellitus; • Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral); • Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise); • Doença hematológica (hemoglobinopatias); • Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki); • Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca; • Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

  14. Gerusa Zanetti disse:

    Tenho sindrome de Buerger, estou tomando 30 mg/dia de corticoide, 10 mh/dia de Azatioprina, 20mg/dia lisinopril, 100mg/dia Losartan, 50mg de Aldactone e 25 mg/dia de Clortalidona. Tenho duvida em tomar ou não a vacina da H1N1. Posso tomá-la, terei alguma reação ?
    Desde já agradeço.

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    Não só pode como deve! Você tem 2 indicações: doença reumatologica crônica (Buerger) e imunossupressão (prednisona e azatioprina). Esta vacina não tem maior probabilidade de reações do que qualquer outra vacina normal.

  15. Camilla disse:

    Tomo todos os dias propanolol de 40 mg e estou com tosse. Posso me vacinar?

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    A diretriz atual é não se vacinar em vigência de uma doença infecciosa ativa. Aguarde a tosse passar e vacine-se. Nem o propranolol nem qualquer outra medicação são contra-indicações à vacinação.

  16. Carlos Alexandre Tanikawa disse:

    Sou cuidador de minha mãe, paciente de artrite reumatóide refratária, cujo tratamente se baseia em Humira, Deflazacorte, arava. Atualmente o quadro geral é bom e constantemente tem acompanhamento de reumatologista . Poderia ela fazer uso da vacina contra a gripe suína????
    Dr. Pedro Ming
    Pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    Na atual fase da campanha de vacinação são vacinados pacientes imunossuprimidos e/ou com doenças crônicas, desde que com idade menor a 60anos. Sua mãe é imunossuprimida e tem doença crônica. Se ela tem menos de 60 anos já pode receber a vacina. Se ela tem mais de 60 anos deverá esperar a 4a fase da campanha, que vai de 24 de abril a 7 de maio.

  17. vanessa disse:

    oi tenho s.sjgren o momento faço uso do prednisolona 60mg diarios. vou passar por um procedimento com um medicamento chamado rituximabe. posso tomar a vacina h1n1

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@rumatologiaavancada.com.br
    Sim. O ideal é que seja vacinada antes da introdução do rituximabe. Aumenta a efetividade.

  18. Diva disse:

    Gostaria de saber se posso tomar a vacina HINI. Tenho sindrome de sjogrem, tomo prednisona e 10 (dez)metotrexato por semana e remédio para pressao alta todos os dias e possuo apenas um rim.
    Grata

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    Você tem 3 critérios para tomá-la: é imunossuprimida, tem doenças crônicas e menos de 60 anos. Pode e deve tomar!

  19. nelma cremonez disse:

    Tenho fibromialgia, estou tomando citalopram de 20mg. Tomo tylenol para dor e também propanolol para o coração (palpitações). Além disso, tenho hérnia de hiato e úlcera no estomago (ás vezes tomo omeprazol). Tenho pedras nos rins e sempre tenho que tratar. Às vezes tenho ardência na urina, mas não estou tomando medicamento para isso. Tenho 50 anos. Posso toma a vacina da gripe suína esta semana ? Obrigada!

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    Nenhuma destas condições leva a uma baixa imunidade ou a risco aumentado em caso de gripe Influenza H1N1. Portanto a princípio você não tem a prioridade para tomá-la esta semana, e deveria aguardar a próxima fase da campanha.

  20. Kelly Cristina Viana disse:

    Tenho fibromialgia, será que devo tomar a vacina H1N1? Ela causaria reacões graves no organismo?

    Dr. Pedro Ming
    pedroming@reumatologiaavancada.com.br
    Na verdade a fibromialgia não leva a uma baixa imunidade ou a risco aumentado em caso de gripe Influenza H1N1. Portanto a princípio você não tem a prioridade para ser vacinada esta semana, e deveria aguardar a 3a fase da campanha. Ela não deve causar qualquer reação no organismo. Uma ínfima minoria das pessoas podem ter reações (especialmente aqueles que têm alergia a ovo), exatamente como com qualquer outra vacina.

Envie um Comentário ou Pergunta!